Nesse módulo, o usuário realiza a emissão das Notas Fiscais Eletrônica. O usuário tem total autonomia para cadastrar as operações utilizadas em sua empresa, assim como cadastro de tributações específicas, além disso, o número de emissão de notas é ilimitado mensalmente!
Para emissão de Nota Fiscal Eletrônica [NF-e], após cadastradas as operações de nota fiscal o usuário precisará acessar o módulo de NF-e, pelo caminho: NF-e → Movimento → Documento, e clicar em .Após seguir esse caminho, insira as informações para a emissão da nota:
1. Os campos Tipo Emitente, Tipo Item e Estabelecimento Nfe(cadastro), serão preenchidos automaticamente pelo sistema no momento da emissão da Nota Fiscal Eletrônica.
2. O campo de Modelo, é definido na configuração interna de Nota Fiscal, de acordo com os parâmetros da Receita Federal.
3. Informe a operação que será utilizada na Nota Fiscal Eletrônica, de acordo com as operações cadastradas e com seu regime tributário. As informações, são referentes as movimentações que a operação selecionada na nota irá fazer: Tipos de Operação e a Finalidade da NF-e (podendo ser ela uma NF-e normal, ou de devolução, etc.).
4. Esses campos serão preenchidos automaticamente pelo sistema, são campos referentes aos horários da emissão da Nota Fiscal.
5. Campo de data de Entrada e Saida, para preencer a data e hora que deseja que a nota seja imprimida, não podendo ser menor que a atual.
6. O próximo campo, é o destinatário, ou seja, a pessoa pra quem a Nota Fiscal está sendo emitida, essa pessoa precisa ser cadastrada anteriormente. Após informar os campos do destinatário, as informações de endereço, contatos, etc, serão informadas nos campos abaixo:
7. O próximo campo é onde serão informados os itens que estão sendo comercializados na Nota Fiscal Eletrônica. Para adicionar um item, clique em , conforme destacado na imagem abaixo:
8. Após clicar, será aberta uma nova tela, conforme a da imagem abaixo, confirmando a operação utilizada e com os campos do Item para serem preenchidos. Informe o nome do produto na Nota Fiscal Eletrônica, após informar o produto, o sistema trará informações relacionadas a ele, como: unidade de medida, código, valor unitário, valor de ICMS, PIS, COFINS. Lembrando que essas informações são adicionadas automaticamente conforme inseridas no cadastro do produto. Não esqueça de acrescentar a quantidade do item que será comercializado.
Após todos os campos do item preenchido, clique em para salvar o Item, ou caso queira cancelar a inclusão do Item, clique em .
9. Caso tenha adicionado mais de um produto terá a opção de confirmar os valores na aba Totais do Documento, que por padrão vem minimizada. Clicando em o sistema mostrará as informações:
10. Próximo passo, informar se o produto será transportado e como o frete vai acontecer: Abaixo temos o exemplo de como será a tela caso NÃO tenha o transporte.
11. Caso tenha transporte, a tela irá aparecer dessa forma solicitando a transportadora, que precisa estar cadastrada anteriormente, a placa do veículo, o UF do veiculo e o RNTC do Veículo.
12. Caso seja necessário informar os volumes, siga as instruções conforme abaixo. Caso contrário, siga para o passo 14.
13. Após clicar no botão , irá abrir a tela para adicionar as informações sobre os volumes.
14. Após isso, seguimos para a parte de faturamento da Nota Fiscal, primeiro informe o meio de pagamento utilizado: lembrando que todos eles seguem o padrão da Sefaz. Informe também como ocorrerá o faturamento da Nota, qual o tipo de transação utilizado para faturar ela no sistema.
15. Caso seja necessária alguma informação adicional para a nota, os campos abaixo são reservados pra isso.Caso seja necessário editar a nota futuramente ou trocar alguma informação, clique no botão e a nota ainda não será enviada para o Sefaz.
Caso esteja tudo correto, basta clicar em para que a nota seja registrada, caso queira descartar as alterações realizadas, clique em .
16. Após finalizados os passos acima sua nota está criada, irá aparecer os botões para Validar e o botão para enviar a nota para o Sefaz .
17. Após enviar a o status será alterado, indicando que o lote foi recebido com sucesso, como mostra na imagem abaixo, após isso o lote precisa ser processado, para isso basta clicar no botão (), para consultar o recibo.
18. Caso tenha erros na emissão da nota o erro irá aparecer no status e o botão , ao clicar nele habilitará a edição da nota, após realizar a correção basta seguir os passos 16 e 17.
19. Caso todos os dados da Nota Fiscal Eletrônica estiverem corretos o status ira ser alterado para autorizado o uso da NF-e. Pronto sua nota foi gerada com sucesso!